Hoje eu trago uma matéria bem curiosa e instigante. Vocês sabem como a
franquia Pokémon teve início? Como chegou até onde está? Não? Então
embarque nessa jornada e veja como isso tudo aconteceu e muito mais!
Há 17 anos atrás contávamos 151 Pokémon. Hoje temos mais de 650 (e
crescendo!). As pessoas que decoravam o nome dos 151 primeiros Pokémon
eram considerados verdadeiros prodígios. Hoje, gerações entram e
gerações saem e a fórmula de sucesso continua sempre a mesma: criaturas
carismáticas, batalhas estratégicas e muitas, muitas horas de diversão.
Saiba agora de onde surgiu, onde está e pra aonde vai a nossa franquia
predileta.
Tudo começa com um sonho
Caterpie. |
Infelizmente a mãe de Satoshi proibia que ele criasse animais domésticos
em casa por morar em um condomínio e isso com certeza, frustaria
qualquer criança. Logo, ele descobriu outros meios de fazer o que
realmente gostava e começou a sair em bosques a florestas próximos à sua
casa para caçar, capturar, colecionar e trocar insetos. Essa paixão
rendeu à ele o apelido de "Dr. Bug" (Doutor Inseto) entre os colegas.
Satoshi ainda era viciado em jogos Arcade (Fliperama), e muitas vezes
matava aula na escola para passar o dia todo jogando. Ele inclusive,
possuia um desses em casa.
Na adolescência, Tajiri começou a fazer um curso técnico no Tokyo National College of Technology e depois de muito esforço, formou-se. Seu pai o obrigou à ser Técnico Elétrico, mas ele recusou afirmando que não era aquilo que ele realmente queria.
Satoshi Tajiri. |
De uma simples revista, Game Freak se tornou uma desenvolvedora de games. Satoshi começava à se destacar no mundo dos games com seus livros e ideias e sua empresa criava jogos para gigantes como Nintendo e Sega. Foi então que a Game Freak ganhou um escritório em Tókio, dentro da Nintendo e Satoshi já começava a esboçar o jogo que relembraria sua infância: encontrar, capturar insetos e colocá-los em batalha.
GameBoy Color conectados por Cable Link. |
Satoshi Tajiri com um Nintendo DS em mãos. |
Logo americano de Pokémon. |
Satoshi Tajiri nasceu em Machida (subúrbio de Tókio), no Japão, no dia 28 de agosto de 1965 (47 anos) e atualmente é o CEO à frente da Game Freak.
No dias de hoje, Satoshi não se envolve mais diretamente na criação e
desenvolvimento dos novos jogos Pokémon, mas é claro, permanece ligado
indiretamente à franquia.
Os números não mentem
Tudo bem, sabemos que Pokémon é um tremendo sucesso mundial, e tudo mais, mas até onde serão seus limites? Será que um dia a Nintendo ou Game Freak anunciarão o fim de tudo?
Um fator que talvez faça com que Pokémon permaneça intacto por muitos e muitos anos é o lucro. Pokémon é uma das franquias mais lucrativas no mundo do entretenimento, lotando cada vez mais os cofres da Nintendo à cada ano que passa. As estatísticas de vendas comprovam que mesmo com os problemas envolvendo a pirataria, Pokémon é um gigante quando se trata de vendas.
No GameBoy e GameBoy Color, nas 1° e 2° gerações, Pokémon Red, Pokémon Blue, Pokémon Gold e Pokémon Silver acumularam 46,65 milhões de games vendidos. Ainda no Game Boy, Pokémon Yellow faturou sozinho mais de 8,86 milhões de cópias.
Já no GameBoy Advanced a franquia não foi tão bem sucedida, mas continou no topo. Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire venderam 13 milhões de cópias juntas. Os remakes Pokémon FireRed e LeafGreen alcançaram 11,82 milhões juntos. Por último, Pokémon Emerald atingiu a marca de 6,32 milhões de games vendidos.
Na atual plataforma, Nintendo DS foi um estouro de vendas. Pokémon Diamond e Pokémon Pearl venderam 17,57 milhões. O menos sucedido, Pokémon Platinum vendeu 7,06 milhões de unidades. Na 5° geração, Pokémon Black e Pokémon White atingiram 14,71 milhões de cópias. Suas segundas versões, Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 ainda não possuem números oficiais divulgados, mas faturaram 1,6 milhão nos dois primeiros dias de lançamento no Japão, algo realmente assustador.
Vale ressaltar que esses são dados dos jogos principais da série e os Spin-Offs (que são inúmeros) não estão listados, o que aumentaria os números dessa lista ainda mais. É muita grana, não é? Já ouviram aquele ditado: "Em time que está ganhando, não se mexe"? Pois bem, é assim que funciona. Pokémon é algo lucrativo para Nintendo e com números assim, a empresa jamais teria em mente planos para acabar com a franquia tão cedo, não é mesmo?
Sobre os filmes, eles fazem um enorme sucesso no Japão e atualmente todo ano temos um longa-metragem dos monstrinhos nas telonas japonesas. Afinal, quem não deixou escorrer algumas lágrimas ao ver essa cena em Pokémon: Mewtwo Contra-ataca?
Um fator que talvez faça com que Pokémon permaneça intacto por muitos e muitos anos é o lucro. Pokémon é uma das franquias mais lucrativas no mundo do entretenimento, lotando cada vez mais os cofres da Nintendo à cada ano que passa. As estatísticas de vendas comprovam que mesmo com os problemas envolvendo a pirataria, Pokémon é um gigante quando se trata de vendas.
GameBoy e seus jogos principais. |
GameBoy Color e seus jogos principais. |
No GameBoy e GameBoy Color, nas 1° e 2° gerações, Pokémon Red, Pokémon Blue, Pokémon Gold e Pokémon Silver acumularam 46,65 milhões de games vendidos. Ainda no Game Boy, Pokémon Yellow faturou sozinho mais de 8,86 milhões de cópias.
GameBoy Advanced e seus jogos principais + remakes. |
Na atual plataforma, Nintendo DS foi um estouro de vendas. Pokémon Diamond e Pokémon Pearl venderam 17,57 milhões. O menos sucedido, Pokémon Platinum vendeu 7,06 milhões de unidades. Na 5° geração, Pokémon Black e Pokémon White atingiram 14,71 milhões de cópias. Suas segundas versões, Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 ainda não possuem números oficiais divulgados, mas faturaram 1,6 milhão nos dois primeiros dias de lançamento no Japão, algo realmente assustador.
Vale ressaltar que esses são dados dos jogos principais da série e os Spin-Offs (que são inúmeros) não estão listados, o que aumentaria os números dessa lista ainda mais. É muita grana, não é? Já ouviram aquele ditado: "Em time que está ganhando, não se mexe"? Pois bem, é assim que funciona. Pokémon é algo lucrativo para Nintendo e com números assim, a empresa jamais teria em mente planos para acabar com a franquia tão cedo, não é mesmo?
Animê e filmes: A febre mundial
Pikachu usando o Electro Ball (animê). |
Outra parte que com certeza contribui no desempenho e no sucesso de
Pokémon são o animê e os filmes. Hoje, no Brasil eles não são tão
famosos quanto nos começo dos anos 2000, quando eram uma verdadeira
febre. Mas, no Japão o animê ainda faz um tremendo sucesso e não dá
nenhum índice de que está perto de acabar como pudemos perceber na recém
notícia de que Ash Ketchum está confirmado como protagonista principal no animê dos jogos Pokémon X & Y.
Ash, Pikachu, Froakie, Chespin e Fennekin. |
Sobre os filmes, eles fazem um enorme sucesso no Japão e atualmente todo ano temos um longa-metragem dos monstrinhos nas telonas japonesas. Afinal, quem não deixou escorrer algumas lágrimas ao ver essa cena em Pokémon: Mewtwo Contra-ataca?
Pikachu chora ao ver seu treinador caído e inerte no chão (Pokémon: Mewtwo Contra-ataca). |
Produtos à perder de vista!
Não bastasse as vendas assustadoras dos jogos Pokémon, a franquia ainda debuta uma enxurrada de produtos que não acabam mais. Além dos jogos, TCG, animê, mangá e filmes, Pokémon conta com uma infinidade de pelúcias, brinquedos, jogos, materiais escolares, roupas e acessórios que atraem o público mais rápido que um Sweet Honey atrai um Combee.
Muitos ainda associam Pikachu ao camundongo Mickey Mouse dos Estados Unidos. O monstrinho amarelo com bochechas vermelhas atrai tanto dinheiro que algumas pessoas costumam denoniná-lo "Mickey Mouse Japonês" ou "Rato dos ovos de ouro" fazendo uma alusão à famosa história da "Galinha de ovos de ouro" e que tinha supostamente a habilidade de botar ovos maçiços do minério.
Pokémon Center no Japão. |
E é claro que isso contribui muito para o nome da franquia, lucrando
cada vez mais e tornando Pokémon cada vez mais popular em diversos países e locais. Isso
porque os produtos Pokémon vendem feito Max Repel e olha que existem poucas lojas
que comercializam produtos oficiais pelo mundo! Ou você nunca foi doido
pra ter uma pelúcia oficial do seu Pokémon preferido em cima da sua
cama?
Como se não bastasse uma pelúcia só, Lisa Courtney ao 24 anos de idade tem praticamente tudo sobre Pokémon. Ela é recordista pelo Guinness World Record (Livro dos Recordes) em 2010, listando mais de 14 mil produtos sobre os monstrinhos. E sim, todos nós temos uma pontinha de inveja da coleção dela. Observem:
Como se não bastasse uma pelúcia só, Lisa Courtney ao 24 anos de idade tem praticamente tudo sobre Pokémon. Ela é recordista pelo Guinness World Record (Livro dos Recordes) em 2010, listando mais de 14 mil produtos sobre os monstrinhos. E sim, todos nós temos uma pontinha de inveja da coleção dela. Observem:
https://www.youtube.com/watch?v=DtDSW-3juVM&feature=player_embedded
Nova geração à caminho
Como todos nós também já sabemos, a sexta geração dos monstrinhos de
bolso está cada vez mais próxima. Os jogos principais saem em Outubro, o
animê também. Além disso, um filme já foi confirmado para o ano que
vem, e diversos produtos já estão sendo comercializados, mostrando que
região de Kalos está chegando com tudo e promete fazer muito sucesso no
mundo todo.
A Nintendo está contando muito com a ajuda de Pokémon X & Y, pois
como os jogos serão exclusivamente para Nintendo 3DS, a empresa está
otimista em relação aos fãs que obviamente terão que obter o console
para conhecer a nova região e os novos monstrinhos. Isso provavelmente
alavancará as vendas do console e certamente manterá a Nintendo no topo
com seus portáteis que atualmente são o seu potencial no tão competitivo
mundo dos games. Mais um motivo pelo qual Pokémon tem uma longa estrada
no Nintendo 3DS, no qual está prestes à debutar.
Um legado para a vida toda
Todos nós sabemos que inicialmente, Pokémon era pra ser um jogo voltado
ao público infantil. Mas não é o que realmente acontece. Grande parte do
público que joga Pokémon é um público jovem e adulto. Mas e aí, uma
hora os adultos vão perder o interesse por Pokémon e parar de jogar?
Talvez. Nem tudo dura pra sempre e os nossos interesses mudam ao longo
dos anos. Fãs deixam de ser fãs, mas existem aqueles que serão fãs até
quando acharem conveniente, ou "para sempre". Os fãs que perderem
interesse por Pokémon ao crescer com certeza não terão seus vínculos com
Pokémon cortados tão facilmente. Muitos de nós (ainda sendo fãs ou não)
passaremos nossos ensinamentos aos nossos filhos e netos, para que os
mesmos compartilhem o prazer, emoção e alegria que temos, tivemos e
teremos com os monstrinhos de bolso.
Mãe e fã de Pokémon grávida e em outra foto, seu bebê fantasiado de Pikachu. |
Afinal, quem nunca quis dizer à um filho: "Eu vivenciei a época de
Bulbasaur, Squirtle e Charmander. Hoje perdi a contas de quantos Pokémon
existem" ou "Nossa filho, você viu? A 10° geração foi anunciada!".
Portanto, mesmo que alguns fãs parem de seguir a franquia (o que não é o
meu caso), grande parte deles passarão as pokébolas à seus filhos,
netos e sobrinhos, dando continuidade à história dos monstrinhos de
bolso por muitos e muitos anos.
Considerações Finais
Pikachu e suas famosas bochechas. |
Ao decorrer dessa matéria podemos perceber que Pokémon trilha uma
jornada de sucesso à 17 longos anos. Apesar das indas e vindas, assim
como Ash em suas jornadas pelo mundo Pokémon, a jornada da franquia
parece estar bem longe do fim. Muito pelo contrário, seu sucesso que vem
crescendo à cada geração e isso mostra que os monstrinhos de bolso
estão deixando seu legado no mercado do entretenimento. A Nintendo e a
Game Freak estão trabalhando duro para que Pokémon cresça cada vez mais e
mais e que traga cada vez mais fãs dos Pokémon. Pokémon nos provou que
não foi preciso usar nenhum Rare Candy para chegar onde estão e que se
continuarem desse jeito, muitas pokébolas serão lançadas e muitas
batalhas serão travadas, por tempo indeterminado. Sim, essa jornada está
longe de acabar.
Agradecimentos: Tec Mundo, LA Times, BBC e Pokémon Company.
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