sexta-feira, 5 de julho de 2013

EEVEE:SYLVEON

Olá pessoal, como vão?

Bom, desde o inesperado anúncio do tipo Fairy eu não me pronunciei aqui na PBN. Estive um pouco ocupado com algumas coisas do evento onde a PBN esteve presente (Campinas Animê Fest) e mais o trabalho e os estudos que deixaram-me completamente sem tempo. Todavia, estou aqui de novo!

Voltando ao assunto - Vocês nem imaginam como fiquei feliz com o anúncio do tipo Fairy. Até porque ele foi bastante especulado aqui na PBN e no dia 1 de Maio, publiquei uma matéria sobre como seria a introdução desse tipo e quais fatores nos levaram à crer nele. O artigo chama-se "Você acredita em fadas?" e se quiserem lê-lo, é só clicar aqui.

Enfim, a nossa matéria bônus dessa vez é sobre o tipo Fairy. Vamos saber um pouco mais sobre ele, suas possíveis características e também pretendo desmistificar alguns conceitos sobre esse novo tipo. Por fim, espero que gostem da matéria. Sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa.

__________

Sylveon: Uma eeveelution, milhares de dúvidas

Revelada no dia 14 de Fevereiro, durante o feriado "Valentine's Day" ou Dia dos namorados dos EUA, Sylveon foi a 8° eeveelution introduzida em Pokémon X & Y. Sylveon trouxe muitas perguntas como o meio da qual Eevee evoluiria para ele. Mas a pior dúvida de todas era: "Qual será o tipo de Sylveon?" já que desde o princípio manteram o tipo desse Pokémon oculto.  A partir daí, muitas teorias se formaram:

Flying: Apesar dos laços fazerem uma ilusão ao voo, essa teoria deixou à desejar, afinal Sylveon não usou nenhum golpe Flying nos trailers, e sua aparência é bem diferente dos Pokémon desse tipo.

Sylveon.
Bug: Uma teoria completamente fraca. Segundo ela, os laços de Sylveon fariam uma alusão às borboletas e ao tipo Bug.

Dragon: A cor da ponta das fitas (azul/rosa) não foi o suficiente para a teoria se tornar realmente forte. E a aparência de Sylveon como dragão não seria convincente.

Normal: A maioria dos Pokémon rosado tem o tipo Normal. Mas o que deixou a teoria fraca é que não especulariam tanto para fazer com que Sylveon fosse de um tipo já existente e ainda por cima Normal, do qual Eevee já pertence.

Fairy: A teoria mais aceitável de todas, mas que muitos não engoliram. Temos muito ao seu favor: seu nome em todos os idiomas tinham relações com seres místicos (Ninfas, fadas e silfos), a cor do tipo de Sylveon no site oficial era rosa e na maioria das imagens esse Pokémon aparecia brilhando ou fazendo movimentos graciosos. Sylveon ainda usou um golpe desconhecido e cheio de luz em um dos trailers. Além, óbvio, de ter sido comprovado no Pokémon Smash de que Sylveon não pertencia à nem um tipo existente já que colocaram à prova suas fraquezas e vantagens. Não mais importante, o fato de Sylveon ser a eeveelution mais leve (fadas são seres compostos por luz e são muito leves) e o fato de que Umbreon, uma outra eeveelution, ironicamente também introduziu um tipo novo na 2° geração, ficando muito suspeito todo esse mistério em torno de Sylveon. E por fim, o fato do boato ter sido espalhado por algúem que já trabalhou na Pokémon Company da Espanha (Hiro), e que já revelou detalhes pra gente em Black & White, torna essa teoria completamente forte.
A GameFreak e a Nintendo foram dando-nos pistas sobre o tipo de Sylveon desde o príncipio, mas algumas delas passaram despercebidas. O fato de ter sido revelada no Valentine's Day ou Dia dos Namorados foi uma delas, observem:

“Na maioria das tradições, as fadas aparecem ligadas ao amor, ou sendo elas próprias as amadas, ou sendo mediadoras entre os amantes. A partir da cristianização do mundo, foi esse último sentido que predominou, perdendo-se completamente aquela outra dimensão "mágica", sobrenatural.”

- Nelly Novaes Coelho.

Segundo o renomado Nelly Novaes Coelho, aquele conceito mágico e místico das fadas vem se perdendo com o passar dos séculos. Seria essa uma pista que teriam nos dado? Revelar um Pokémon do tipo Fairy no Valentine's Day (Dia dos Namorados)? 

Ainda temos a influência da região de Kalos, que é a França. A capital da França, Paris, é tida como a "Cidade da Luz" e as fadas são seres extremamente relacionados à luz. Além disso, a França foi o berço do "Iluminismo", um movimento europeu que valoriza à razão acima de tudo e que de certa forma, trás consigo ideais de renovação e mudança.


Shoko, a Sylveon do Pokémon Smash.
Outro fator que foi revelante para que eu acreditasse no tipo Fairy foram os testes que o Pokémon Smash fizeram em Shoko (fantasiada de Sylveon). Os apresentadores fizeram os testes de tal forma que eu e Matt (Moveset Rater) da PBN chegamos à conclusão que as vantagens e fraquezas de Sylveon não bateriam com nenhum tipo existente.  E foi exatamente isso que o Pokémon Smash quis passar, tanto que eles nem tocaram mais no assunto depois daquele dia e sequer tentaram descobrir o tipo de Sylveon novamente. Mas no final, pouca gente se importou ou nem ligou pra isso, justamente pelo programa não passar essa "seriedade" que todos esperavam.
A postagem dos testes do tipo de Sylveon no Pokémon Smash na PBN pode ser lida aqui.

O tipo de Sylveon nos perturbou por 4 meses.
Por fim, tudo foi esclarecido e o tipo Fairy oficialmente confirmado no dia 11 de Junho (por ironia do destino, um dia antes do nosso "Dia dos Namorados") do qual saberemos mais logo abaixo. Mas o fato é: Sylveon queria mesmo é nos deixar nervosos e impacientes e isso nós sabemos muito bem, não é mesmo?

Tipo Fairy é oficialmente confirmado!

Essa eu tenho que contar pra vocês e tenho certeza que comentários sobre a minha "Síndrome de Sylveon" serão postados.
Estava eu trabalhando numa bela manhã de terça-feira, doido pra sair correndo do trabalho e ir assistir a E3 na minha casa. Embora esteja no trabalho, tenho fácil acesso ao meu aparelho celular, no qual fico sempre conectado às redes sociais, atrás de novidades, etc. Repentinamente meu celular vibra e recebo uma SMS com uma notificação do Twitter sobre a E3 dizendo: "Fairy-Type is confirmed! Sylveon is Fairy-Type!" (Tipo Fairy é confirmado! Sylveon é tipo Fairy!). Pronto, ali eu permaneci, bobo feito um Slowpoke. Nem sei descrever quais foram as minhas vontades e reações, pois eram muitas, muitas mesmo. Quis sair correndo, xingar meus amigos que zombaram de mim sobre essa teoria, gritar, comemorar, enfim, de tudo um pouco. Eu até tinha feito uma aposta sobre o tipo de Sylveon com o Lucas (Dono e Administrador) aqui da PBN, e ganhar a aposta colaborou na minha alegria.

Obs: Ah! Sobre aposta com o Lucas, já que eu ganhei, vocês com certeza vão ver o banner dele aqui do site modificado. Ao invés de um Noctowl Shiny noa banner, ele usará uma Sylveon durante 1 mês, como meu prêmio por ter vencido em apostar que Sylveon seria do tipo Fairy e não Flying, que foi o tipo que ele apostou.

Voltando ao assunto, como dito acima, o tipo Fairy foi confirmado no Nintendo Direct do dia 11 de Junho, durante a E3, que é maior feira de games do mundo.


Junto com o tipo Fairy, que obviamente pertenceu à Sylveon, tivemos os seguintes Pokémon com o tipo alterado:
Marill agora ficou Water/Fairy.

Jigglypuff agora ficou Normal/Fairy.

Gardevoir agora ficou Psychic/Fairy.

Marill e Jigglypuff pertencem ao Egg Group Fairy, e por esse motivo ficou óbvia a adequação de tipos. Estranho para os fãs foi o fato de Gardevoir (que não pertence ao Egg Group Fairy)  também ter ganho o tipo Fairy. Talvez seja porque ela aparentemente assemelha-se à uma fada, afinal Gardevoir é esguia e bela como uma, além de possuir esse "vestido" branco e um ar místico em seu design.
Egg Group Fairy (Clique para ampliar).

Atualizado: Aqui estão os Pokémon que pertencem ao Egg Group Fairy. Quais deles poderão ser do tipo Fairy? Vale lembrar que os Pokémon dual-type desse grupo provavelmente não ganharão o tipo Fairy, como Breloom, Froslass, Roserade, Togetic, Togekiss, entre outros. Visivelmente, Cleffa, Happiny, Skitty e suas linhas evolutivas, mais o Audino podem ganhar o tipo Fairy.


Agora, Sylveon afungentará dragões.
Além de tudo isso, foi confirmado que o tipo Fairy será super-efetivo contra o tipo Dragon, o que trouxe muita revolta para grande parte dos fãs. Mas isso já é um assunto para o próximo tópico da nossa matéria.
Fraquezas e vantagens?

Ficou claro que o tipo Fairy veio para equilibrar mais o metagame, combater a "hegemonia dos dragões" no competitivo e também viabilizar Pokémon de gerações anteriores que talvez tenham sido esquecidos ao longo desses 17 anos. Apesar de tudo isso, nossa matéria chega à um ponto polêmico e discutível: "Como um Pokémon do tipo Fairy ganhará de um Pokémon do tipo Dragon? Na lógica um dragão esmagaria uma fada." Sim, é lógico, mas não é bem assim.

Fada e Dragão.
Fada

Fada.
Fada em Latim é "Fatum" que significa destino. As fadas possuem esse nome porque acredita-se que elas tem o poder de mudar magicamente o destino das pessoas. Citadas na Idade Média, Mitologia Nórdica e Celta, as Fadas seriam seres da natureza e o feminino dos Elfos que são seres de pura luz. Segundo histórias, as Fadas seriam habitantes de um "mundo invisível" onde supostamente outros espíritos mágicos também morariam. Fisicamente as Fadas são pequenas e ágeis, envoltas por um brilho luminoso e esbranquiçado, como se fosse um bloco de energia pura (também são retratadas como belas mulheres). São seres elementais que tem percepções naturais da sensibilidade e da harmonia da vida. São leves e sutis a ponto de realizarem trabalhos minuciosos, como o de preencher uma flor colocando-lhe as pétalas (Flabébé mandou abraços!).

Uma das tarefas das Fadas é absover a luz e distribuí-la às plantas. Algumas histórias europeias relatam que as fadas não gostam do subsolo e preferem habitar as copas das árvores, beber o orvalho da manhã e receber a luz como fonte de energia.

Dragão

Presentes em diversas mitologias e culturas ao redor do mundo, os dragões são criaturas reptilianas e geralmente aladas. São retratados com incrível força e que usualmente cospem fogo pelas ventas. Há muita contradição no conceito de dragão nas diferentes culturas mundiais. Por um lado, alguns mitos retratam os dragões como seres sábios e pacíficos como nas Mitologias Chinesa e Japonesa, onde eles são titularizados como seres de pureza e harmonia e paz. Por outro lado, na Idade Média e no Médio Oriente, eles são tidos como criaturas malvadas e temíveis.

Como já dito, na Idade Média há histórias e lendas narrando que os dragões eram seres maléficos e destruidores. As fadas aparecem nas histórias ajudando o heroi nessas batalhas, dando lhe força e poder necessários para vencê-los. Por coincidência, Kalos é inspirada na França que é conhecida como um dos países com mais quantidade de castelos no mundo todo, e obviamente, a França teve muita influência durante a Idade Média. Nos RPG's, geralmente os dragões são destruídos por magia. E no caso, as fadas são seres associados também à magia, tanto que nós temos várias citações de fadas usando magia em Contos de Fadas para mudar "magicamente o destino das pessoas", dos quais ficamos cansados de ouvir quando crianças. Por esses motivos, o tipo Fairy seria efetivo contra o tipo Dragon. Seria mais uma prova de que nem sempre o maior é o mais forte.

Recém-anunciado, também não sabe à respeito das fraquezas do tipo Fairy. Levando em consideração os testes do Pokémon Smash na Shoko (Sylveon), onde revelaram que ela não seria de nenhum tipo existente, temos:

1)Shoko é afugentada por um homem grande e forte que se assemelha à um lutador.
= Fairy pode ter fraqueza ao tipo Fighting.

 2)Shoko quebra com esforço um bloco de gelo.
= Fairy pode levar dano normal ao tipo Ice.

3)Shoko não gosta nenhum pouco de ser exposta ao veneno.
= Fairy pode levar dano normal/super-efetivo do tipo Poison.

Além disso, segundo as lendas, as fadas são as responsáveis por distribuir luz às plantas e odeiam o subsolo. Grass seria imune à Fairy? Fairy teria fraqueza à Ground? Por serem criaturas iluminadas, o tipo Fairy poderia ser forte contra Ghost ou Dark?

Lembrando que essas últimas citações são meras especulações. Agora, só nos resta esperar e descobrir quais serão as fraquezas e vantagens do tipo Fairy.

Conclusões finais

Bom, ao chegar no fim dessa matéria não posso esquecer-me de citar algo que reparei muito durante esses 4 meses de "Caça ao tipo de Sylveon".
Flabébé, Pokémon do tipo Fairy.
Muitos fãs estavam desesperados para que o nome do novo tipo mudasse para Light aqui no Ocidente, ou que o tipo Fairy não viesse a existir. O motivo é simples: muitos fãs tem vergonha desse tipo. Alguns tem vergonha dos amigos zombaram deles com comentários assim: "Pokémon Fadinha? Que rídiculo". Agora lhes pergunto: Por quê? Ter um Pokémon do tipo Fairy na sua equipe não mudará sua personalidade e nem quem você é. O tipo Fairy pode até ser um tipo "mais feminino", direcionado ao público feminino, mas isso não impede de eu ter uma Sylveon na equipe, impede? Gostos são coisas extremamente e exclusivamente pessoais e muitas vezes não devemos satisfações às pessoas do porquê gostamos ou não de algo.
Aos que não gostaram do tipo Fairy é só não capturar os Pokémon desse tipo, não precisamos xingar ou difamar algo que tampouco conhecemos. Bem simples não é? Existem outros 17 tipos por aí.

Comentários do tipo "Fada em Pokémon? Nossa, estão sem criatividade mesmo" são contraditórios quando temos o tipo Dragon, Fighting e Ghost, por exemplo. E eu aposto que em outros RPG's as fadas são bem aceitas, mas dessa vez, por ser Pokémon e segundo essas pessoas "a primeira geração é a única que prestou" sempre vão arrumar um jeito de criticar, afinal o novo sempre gera crítica e o ser humano é nostalgista e saudosista demais às vezes. E acima de tudo: Pokémon inicialmente é voltado ao público infantil (mesmo que tenha grande parte do público jovem e adulto). Para as crianças, as fadas nunca serão uma afronta, muito pelo contrário, serão bem aceitas.

Sobre o tipo Fairy ser muito feminino, o que me diz do tipo Fighting? Não é um tipo (diga-se de passagem), masculino demais? A GameFreak quer que Pokémon torne-se um game popular e para todos os tipos de público. Diferenciar e inovar são as atitudes que eles vem tomando para isso que realmente aconteça.


A introdução do tipo Fairy ainda vai gerar muita discussão por aí. O "novo" sempre gera discussão. Mas vale ressaltar que com ou sem o tipo Fairy, Pokémon continuará sendo Pokémon, dia após dia, mês após mês, ano após ano. E nós, fãs verdadeiros, permaneceremos aqui, amando a nossa franquia de monstrinhos de bolso, sejam eles dragões, fantasmas, insetos e lutadores. E porquê não fadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário