Logo quando foi introduzido, na primeira geração, Ground já era o tipo
de 14 diferentes espécies de Pokémon. Isso faz dessa geração a que mais
introduziu monstrinhos do tipo. Com o passar dos anos e o lançamento de
novas criaturas, a família dos Pokémon de terra foi crescendo, o que
permite a contagem de um total de 59 terrestres atualmente, o que
representa 9,09% de todos os monstros de bolso. Ground contabiliza
também 17 técnicas diferentes. E todas as que existiam até a terceira
geração eram enquadradas como Físicas, o que significa que o
Pokémon atacante, ao utilizá-las, sempre fazia contato físico com seu
alvo. Finalmente, checando o Trading Card Game (TCG), verifica-se que
Ground está incluído em Fighting.
Na batalha
O tipo Ground, no videogame:
É pouco efetivo contra: Bug, Grass
Tem resistência a: Poison, Rock
Tem fraqueza a: Ice, Grass, Water
É imune a: Electric
O tipo Fighting, no TCG, geralmente:
É pouco efetivo contra: Colorless (Flying, no videogame)
Tem resistência a: Lighting
Tem fraqueza a: Grass, WaterTem resistência a: Lighting
O Pokémon de terra com maior base stat total é Garchomp, um Pokémon pseudo-lendário. Essa é uma designação criada pelos fãs para se referir a monstrinhos comuns que tem base stat total igual a 600, valor comum a Pokémon lendários. Do lado oposto, o tipo Ground de menor base stat, entre aqueles que já atingiram seu estágio final de evolução, é Dugtrio, com 405.
Com base stat total elevado ou não, todos os Pokémon de terra são imunes a técnicas Electric e também a sandstorm, podendo, muitas vezes, iniciá-la para ferir oponentes. Vale lembrar, no entanto, que os tipo Ground podem ser paralisados pela habilidade Static de Pokémon elétricos que ferirem com técnicas físicas. Da mesma maneira, os terrestres estão suscetíveis à condição de paralisia se forem atingidos por técnicas de tipos que não o Electric e que provoquem tal condição.
Os melhores stats dos tipo Ground costumam ser Attack e, logo atrás, Defense. Contudo, esse tipo não é muito recomendável defensivamente, uma vez que tem fraca Special Defense e suas fraquezas costumam atacar com técnicas especiais. Além disso, sua resistência a Poison pouco vale, uma vez que os venenosos não são muito usados para atacar. Por outro lado, a imunidade de Ground a Electric lhe confere vantagens exclusivas.
Algumas técnicas do tipo Ground
Dig (Physical) - O usuário cava e se enterra, atacando no segundo turno. Pode também ser usado para sair de cavernas.
Earthquake (Physical) - O usuário desencadeia um terremoto que atinge todos os Pokémon ao seu redor.
Spikes (Status) - O usuário prepara uma armadilha aos pés do time oposto. A armadilha fere Pokémon que entram na batalha.
Mud Bomb (Special) - O usuário lança uma bola dura de lama para atacar. Pode também reduzir a precisão (accuracy) do alvo.
Drill Run (Physical) - O
usuário choca-se contra o alvo enquanto rotaciona seu corpo como uma
broca. Danos críticos (critical hits) acontecem mais facilmente.
Especialistas do tipo Terra
As
peculiaridades dos Pokémon de terra chamam a atenção de grandes Líderes
de Ginásio e até de um membro da Elite dos 4 ao redor do Mundo Pokémon.
Logo abaixo você pode conferir quem são estes especialistas em tipo
Ground e quais são as criaturas que eles usam em batalhas oficiais:
Giovanni (Kanto)
- Líder de Ginásio de Viridian City --> Rhyhorn, Dugtrio, Nidoqueen,
Nidoking (utilizados na Batalha de Ginásio, em FireRed & LeafGreen)
Clay (Unova) -
Líder de Ginásio de Driftveil City --> Krokorok, Sandslash, Onix,
Excadrill (utilizados na Batalha de Ginásio, Modo Challenge, em Black 2
& White 2)
Giovanni e Clay
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Bertha
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Os Pokémon tipo Ground
Habitantes de locais arenosos e rochosos, quentes e escuros. Este é o
perfil geral dos Pokémon de terra, quanto ao seu habitat. Obviamente que
há exceções, pois Mamoswine, por exemplo, só vive em locais bastante
frios. O que se percebe também é que há grande variação do local
habitado quanto à sua umidade (alguns, como Sandshrew, vivem em locais
secos; outros, como Phanpy, precisam de bastante umidade para viver) e à
sua vegetação (há aqueles, como Excadrill, que habitam cavernas
totalmente sem luz e sem plantas; já Dugtrio gosta de habitar o subsolo
de grandes florestas). Os tipo Ground, quanto ao habitat, se dividem em
quatro grupos principais mais específicos: moradores de montanhas
(inclusive de vulcões ativos!) e cavernas, de praias, lagos e pântanos,
de florestas e pradarias, e de desertos. Muitos deles, inclusive, gostam
de cavar nesses locais e viver no subsolo. Isso faz dos tipo terra
grandes contribuidores para a aeração do solo e manutenção de sua
maciez, promovendo maior qualidade do desenvolvimento da vegetação da
região.
Ao tratar da alimentação dos Pokémon terrestres, também é possível
estabelecer três grupos principais: herbívoros, carnívoros e
consumidores de minérios. Os primeiros comem frutas, cogumelos e raízes
de plantas; exemplos deles são Nincada e Torterra. Os segundos, que são
maioria, são caçadores violentos; um exemplo é Vibrava. Já os terceiros
vivem à base do consumo de solo e rochas; exemplo: Steelix.
Dentre os tipo Ground, podemos encontrar também criaturas fantásticas e lendárias.
Groundon |
Landorus, do Kami Trio, usa
o poder dos ventos de Tornadus e o dos raios de Thundurus para deixar
as terras férteis. Por isso, é cultuado pelos seres humanos, que
constroem templos em sua homenagem. Landorus, assim como Tornadus e
Thundurus, possuem uma forma alternativa cada, que são obtidas através
do Reveal Glass.
E, além das lendas, há outros terrestres, que são bastante
interessantes. Flygon e Sandile, por exemplo, compartilham uma
característica além de serem tipo Ground e habitarem desertos: ambos
possuem uma espécie de membrana nos olhos. Contudo, elas têm funções
diferentes, que para Flygon é a proteção contra a areia e para Sandile, a
proteção contra a luz solar.
Torterra e seus habitantes |
Não se pode esquecer de falar, da mesma maneira, de Swampert e Torterra,
os tipo terra que fazem parte da família evolutiva de dois dos Pokémon
iniciais. Swampert, último estágio evolutivo de Mudkid, tem uma
sensibilidade incrível nas barbatanas. Com elas, pode pressentir
tempestades e, então, utilizando sua velocidade e sua força desmedidas,
amontoa pedras de centenas de quilos para se proteger. Já Torterra, que é
o último estágio evolutivo de Turtwig, é interessante por outro motivo.
A árvore que possui nas costas, mais do que simples abrigo, dá frutos
regularmente, o que permite a Pokémon menores que façam ninhos ali - os
filhotes que nascem depois costumam passar a vida toda nas costas de
Torterra.
Pokémon tipo Ground fazem a Terra toda entrar em atividade!
Referências: Bulbapedia, pocketmonsters.net, deviantart.com, pokemon-i-choose-you.tumblr.com
Para referências específicas de uma imagem, clique sobre ela.
Espero que tenham gostado ^^
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